domingo, 11 de dezembro de 2011

O segredo do rio

No dia 7 de dezembro de 2011 os alunos do 3.ºA foram à Ludoteca «O Moinho», assistir à peça de teatro «O segredo do rio», do autor Miguel Sousa Tavares e fizeram o seguinte reconto:
Num campo onde havia muitos pomares, vivia uma família constituída por um casal e o seu filho Pedro. Estes apanhavam as frutas para comer, e quando sobrava, a mãe, fazia compotas.
O Pedro adorava tanto nadar no rio, que às vezes até se esquecia que eram horas de ir jantar e ficava ali com os peixes. Já os conhecia todos!
Um dia encontrou uma enorme carpa! Assustado, o Pedro perguntou quem ela era e como era possível que ela falasse. Então a carpa contou-lhe que já tinha vivido com pessoas, vivendo num aquário e por isso ficou a saber a língua dos humanos. Porém, como ficou demasiado grande, os seus antigos donos decidiram deitá-la ao rio e foi neste que cresceu mais! A enorme carpa perguntou ao Pedro se este queria ser seu amigo, mas teria de guardar segredo. Este, fascinado, aceitou de imediato e prometeram um ao outro ensinar novas brincadeiras. Combinaram a forma de se chamarem e a carpa decidiu que, a melhor forma, seria o Pedro lançar três pedrinhas ao rio.
Passados alguns dias o Pedro ouviu os pais falarem que as plantações estavam a secar e já não havia comida. Ouvindo isto o Pedro desatou a chorar, os pais tentaram acalmá-lo e a mãe arranjou uma solução, pois tinha visto uma enorme, carpa no rio! O pai, sem acreditar muito, prometeu pescá-la e trazê-la para o jantar.
O Pedro, alarmado, foi ter com a carpa e lançou três pedrinhas para chamá-la e então contou lhe a situação. A carpa disse-lhe que ia ter saudades e triste, foi - se embora.
No dia seguinte, como prometido, o pai foi ao rio, mas não encontrou nada. O Pedro, também, foi ao rio recordar os bons momentos passados com a carpa. Inesperadamente a carpa apareceu trazendo-lhe a boa nova. O Pedro e a sua família já não precisavam de se preocupar, pois ela com a ajuda de duas raposas encontrou comida no rio, no fundo de um barco afundado.
Feliz, o Pedro, foi contar a noticia aos pais, mas prometeu à carpa guardar o seu segredo. E depois todos felizes cantaram uma música de embalar para a carpa. Os pais puseram, nesse mesmo dia, um cartaz no rio, onde informavam que era proibido pescar naquele local. O Pedro também pôs um cartaz que dizia:
- Este rio tem um segredo e esse segredo é só meu!

Texto escrito por: Guilherme e Diogo do 3º A