sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Fonte dos Segredos

Ontem dia 6 de Maio, fomos de autocarro à ludoteca «O Moinho»assistir à peça de teatro «A Fonte dos Segredos».
Quando chegámos uma das personagens da história, a Lilipipopota, recebeu-nos e levou-nos até ao local da peça, para nos sentarmos.
A história começou com a Lilipipopota a falar das diferenças que existem no mundo, onde nada é igual e em como é importante sabermos respeitar as diferenças.
Depois apareceu o Duende Verde a contar como tinha ido ali parar, revelando que a fonte que ali estava tinha um segredo, mas não disse qual.
Em seguida surgiu a Girafa Florinda que se achava linda e troçava de todos. Começou a gozar com o Duende Verde, e este, triste, começou a chorar e foi-se embora. A Lilipipopota também apareceu muito infeliz pois o elefante azul fazia troça dela.
Quando o elefante azul apareceu a Girafa Florinda também lhe mostrou os seus defeitos, mas ela também foi perdendo as suas manchas por gozar com os outros. Foi então que resolveu ir beber água à fonte e esta começou a falar com ela.
A fonte contou como era uma linda princesa e como uma estrela lhe tinha lançado um feitiço que só se quebrava se juntasse as quatro estrelas.
Então todos em conjunto encontraram as estrelas e numa delas havia um pente e uma mensagem. Com esse pente penteou-se a princesa e ela conseguiu sair da fonte.
A partir daí todos aprenderam que não devemos gozar uns com os outros.
Cada um é bonito à sua maneira.

Texto colectivo - 3º Ano - Turma B