quarta-feira, 2 de abril de 2008

Visita de Estudo ao Planetário


A turma C do 3º ano, no dia 13 de Março foi ao Planetário de Lisboa.
O dia estava quente. O sol brilhava e o céu estava limpo.
A viagem foi agradável.
Chegamos ao Planetário e fizemos uma viagem imaginária pelo espaço e vimos estrelas, cometas, planetas e constelações. As constelações apresentavam desenhos muito engraçados e até divertidos, de peixes, de dragões, de guerreiros e até símbolos de Signos. No espaço celeste há constelações que são muito importantes, porque nos podem ajudar a orientar. Essas constelações são a Ursa Maior e a Ursa Menor. Na cauda da Ursa Menor há uma estrela muito brilhante, chamada Estrela Polar que nos indica o Norte. Depois de a encontrarmos sabemos os pontos cardeais.
Também vimos o nascer e o pôr do sol. O sol quando nasce indica-nos o Este e quando se põe indica-nos o Oeste. Há estrelas jovens que têm a luz azul, estrelas de meia idade, como o nosso sol que tem a luz amarelada e existem estrelas velhas que são avermelhadas. Quando regressámos à Terra a Lua apresentava-se, toda vaidosa, em fase de Lua Cheia.
Trovejava e o céu era iluminado por alguns relâmpagos.
As trovoadas podem ser perigosas se não nos abrigarmos, principalmente quando estamos na praia ou num lugar descampado...