quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"Da História à acção..."




A Professora Dalila Baião, que nós já conhecemos da Ludoteca "O Moinho", veio à nossa escola contar-nos uma história, de sua autoria, e que se chama:

Era uma vez uma boneca

"No país dos sonhos, vivia uma boneca. Era uma boneca de trapos igual a tantas outras. Tinha cabelos de lã, olhos da cor do céu num dia de sol e o corpo... esse era de algodão.
Não era algodão doce, mas era mole, fofo e agradável.
Parecia uma boneca igual a tantas outras, mas esta, era especial. Ela guardava um segredo, bem escondido.
Esta boneca, sabia sonhar. Não era por acaso que ela vivia no país dos sonhos, onde tudo pode acontecer...
Um dia, depois de um belo sono, acordou alegre e feliz.
Espreguiçou-se, deu uma grande gargalhada e... começou a andar. Andava, caía, levantava-se e ria.
As suas gargalhadas eram tão divertidas que conseguiu acordar o palhaço Barnabé.

Ela já tinha reparado neste palhaço, que parecia atado em pequenas cordas, e achava estranho ele estar assim amarrado. Pensava como era triste, viver sem liberdade.
Com as suas gargalhadas, o palhaço acordou e para admiração da boneca, falou.
- Que risada é esta? Já nem dormir se pode no país dos sonhos? Quem me acordou?
A boneca surpreendida, sorriu e falou também:
- És tu palhaço? Tu que vives amarrado nas cordas também falas?
- Claro que falo e não estou amarrado como pensas, isto faz parte do meu trabalho. Sou uma marioneta, preciso que me ajudem nos movimentos, mas sou livre. Livre para sonhar, livre para pensar.
Vê lá tu, que quando chega a noite, deito-me numa nuvem azul e amarela e viajo para sítios onde nunca ninguém foi. Conheço mares, peixes, florestas, animais especiais, grutas encantadas, gnomos e fadas.
Falo com eles, eles contam-me segredos que eu guardo bem guardados e antes do sol acordar o dia, a nuvem traz-me de volta e deixa-me aqui ao pé de ti.
A boneca abriu a boca muito admirada:
- Ó palhacito, isso deve ser fantástico! Será que um dia destes podes pedir à senhora nuvem que me dê uma boleia e me leve contigo?
- Hum! E não contas a ninguém?
- Não, não, prometo. Promessa de boneca sonhadora.
Está bem. Esta noite falo com ela e tenho a certeza que te deixará comigo, conhecer o mundo dos sonhos.
- Combinado amiguinho, agora vamos voltar às nossas tarefas, esperar pelas crianças que tanto se divertem connosco. Sabes chegará o dia que lhes iremos contar os nossos segredos e as nossas aventuras.
Quem sabe se poderemos ir juntos ao país das Fadas, dos Gnomos e Duendes e aprender as suas magias...
E assim ficou combinado. O Palhaço iria falar com a nuvem de duas cores.
A boneca iria esperar ansiosa por essa resposta. Muita coisa ainda irá acontecer. Muitas aventuras estarão para chegar.
Será que estes dois amigos conseguirão viver juntos as novas Descobertas?
E a senhora nuvem, terá mais segredos para mostrar? Terá força para levar os dois amigos pelo ar fora?
E nós, como saberemos o que irá acontecer? Alguém tem uma ideia que possa ajudar? Vamos a isso!..."