terça-feira, 20 de dezembro de 2011

domingo, 11 de dezembro de 2011

O segredo do rio

No dia 7 de dezembro de 2011 os alunos do 3.ºA foram à Ludoteca «O Moinho», assistir à peça de teatro «O segredo do rio», do autor Miguel Sousa Tavares e fizeram o seguinte reconto:
Num campo onde havia muitos pomares, vivia uma família constituída por um casal e o seu filho Pedro. Estes apanhavam as frutas para comer, e quando sobrava, a mãe, fazia compotas.
O Pedro adorava tanto nadar no rio, que às vezes até se esquecia que eram horas de ir jantar e ficava ali com os peixes. Já os conhecia todos!
Um dia encontrou uma enorme carpa! Assustado, o Pedro perguntou quem ela era e como era possível que ela falasse. Então a carpa contou-lhe que já tinha vivido com pessoas, vivendo num aquário e por isso ficou a saber a língua dos humanos. Porém, como ficou demasiado grande, os seus antigos donos decidiram deitá-la ao rio e foi neste que cresceu mais! A enorme carpa perguntou ao Pedro se este queria ser seu amigo, mas teria de guardar segredo. Este, fascinado, aceitou de imediato e prometeram um ao outro ensinar novas brincadeiras. Combinaram a forma de se chamarem e a carpa decidiu que, a melhor forma, seria o Pedro lançar três pedrinhas ao rio.
Passados alguns dias o Pedro ouviu os pais falarem que as plantações estavam a secar e já não havia comida. Ouvindo isto o Pedro desatou a chorar, os pais tentaram acalmá-lo e a mãe arranjou uma solução, pois tinha visto uma enorme, carpa no rio! O pai, sem acreditar muito, prometeu pescá-la e trazê-la para o jantar.
O Pedro, alarmado, foi ter com a carpa e lançou três pedrinhas para chamá-la e então contou lhe a situação. A carpa disse-lhe que ia ter saudades e triste, foi - se embora.
No dia seguinte, como prometido, o pai foi ao rio, mas não encontrou nada. O Pedro, também, foi ao rio recordar os bons momentos passados com a carpa. Inesperadamente a carpa apareceu trazendo-lhe a boa nova. O Pedro e a sua família já não precisavam de se preocupar, pois ela com a ajuda de duas raposas encontrou comida no rio, no fundo de um barco afundado.
Feliz, o Pedro, foi contar a noticia aos pais, mas prometeu à carpa guardar o seu segredo. E depois todos felizes cantaram uma música de embalar para a carpa. Os pais puseram, nesse mesmo dia, um cartaz no rio, onde informavam que era proibido pescar naquele local. O Pedro também pôs um cartaz que dizia:
- Este rio tem um segredo e esse segredo é só meu!

Texto escrito por: Guilherme e Diogo do 3º A


































quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Álcool, tabaco e outras drogas







O tabaco, a droga e o excesso de álcool é um fagelo que atinge a nossa sociedade.
O tabaco faz graves problemas respiratórios, tais como: a bronquite, asma, cansaço crónico e vários tipos de cancro.
O álcool em excesso e as drogas como o haxixe, cocaína, heroína,etc, criam depêndências
muito graves.
Os alcoólicos e os toxicodependentes, além de poderem contrair doenças graves, apresentam muitas vezes comportamentos agressivos.
O melhor é nunca experimentar todo este tipo de drogas.
Porém quem está nesta situação deve pedir ajuda urgente aos familiares e ao seu médico de
família.
Assim poderá levar uma vida melhor, sem dependências.

Guilherme Calado e José Pedro Dias – 3º A



O tabaco, o álcool e outras drogas causam dependência ao ser humano, ou seja, ao consumi-los fica-se viciado nestas substâncias e provocam efeitos graves na nossa saúde como, por exemplo, doenças respiratórias, hepáticas, imunitárias, entre outras.
Provoca também problemas sociais.
As atitudes que devemos ter perante as drogas são de prevenção, ou seja, conhecermos os seus malefícios na saúde e na sociedade.
Devemos pedir ajuda quando se está dependente de uma droga, à nossa família, aos médicos e também a associações não governamentais de tratamentos de dependências de drogas.

Catarina Galantinho e Patrícia Carrapeiro – 3º A




O tabaco é responsável por 30% das mortes por cancro e 90% das mortes por cancro nos pulmões, entre outros.
A ingestão frequente de quantidades significativas de álcool, provoca lesões no cérebro, intestinos, estômago e figado, bem como aumento de peso, traumatismos e morte por acidentes.
As drogas podem levar à morte por problemas circulatórios ou respiratórios, é o que se chama de overdose.
Nunca devemos experimentar nenhuma delas.
Contudo caso tenha algum destes problemas, os tratamentos recomendados são a psicoterapia e a participação em grupos de apoio, bem como medicamentos.

Francisco Garrido e Gonçalo Português – 3º A



O tabaco, o álcool e outras drogas, são problemas sociais, que provocam no ser humano graves problemas de saúde.
Os efeitos do tabaco são o amarelamento e apodrecimento dos dentes, possível mudança da voz e doenças respiratórias, provocando cancro nos pulmões, na língua, etc.
O álcool leva à dependência, ao vício e às alterações bruscas de comportamento, podendo levar ao coma alcoólico. Nos jovens e nas crianças diminui o crescimento e o desenvolvimento intelectual.
O consumo de drogas provoca graves problemas de saúde, estando relacionado com a transmissão do virus da Sida e Hepatite B.
As drogas levam ao descontrolo e perda de lucidez.
Quando estamos perante as drogas devemos ignorá-las e voltar-lhes as costas.
Estes vícios levam à morte.
Quando se está dependente devemos pedir ajuda aos familiares, centros de tratamentos próprios, médicos e outros locais para esses efeitos.

Xavier Cruz e João Alexandre – 3º A

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Retratos


O RETRATO FÍSICO DA MINHA AMIGA


Ela chama-se Rita, tem cabelo castanho claro, descaído e com franjinha. Os seus olhos são castanhos, o seu nariz é fininho e comprido.
Tem boca sorridente, é branquinha e tem bochechas vermelhas, tem oito anos e pesa vinte e três quilos. É baixinha, magrinha e a sua cara é fininha.
As suas orelhas são um bocadinho afastadas da cabeça. Veste roupa castanha e gosta de usar botas.
É simpática, observadora, trabalhadora, boa aluna e muito sossegada.
Gosta de bife e carne com esparguete, gosta de brincar à apanhada e é muito séria. Gosta de ler livros de ação e de brincadeira.
A sua matéria preferida é Estudo do Meio, Língua Portuguesa e gosta de aprender.
Tem medo de partir algum vidro e de filmes de terror.
Gosta de ajudar a mãe a lavar a loiça e a casa e de ajudar o pai a consertar coisas.
Não gosta que ninguém a atire do escorrega abaixo.
Ela gosta de ver os canais de animais.
Nós somos da mesma turma e nunca mais me esqueço dela. Brincamos brincadeiras divertidas como a apanhada e aos bebés.
Quando os alunos começam a fazer barulhos nós sentimos uma coisa desagradável.
Eu confio nela.






Beatriz Cruz


O RETRATO DO MEU MELHOR AMIGO

O retrato físico do meu amigo RUI. Ele tem o cabelo castanho meio escuro, olhos escuros, nariz achatado, é moreno, magrinho e alto.
As suas bochechas são coradas, o rosto longo, as orelhas um bocadinho junto a cabeça, o queixo redondo, pescoço longo e calça o 34 ou 35.
E meiguinho, mas ao mesmo tempo reguila, engraçado e brincalhão.
A sua brincadeira preferida é a apanhada, (estamos sempre todos a brincar a isso).
Eu gosto muito dele, é um menino muito trabalhador, inteligente e muito curioso.
Gosta muito de brincar comigo à luta.
Corre muito, mas o seu defeito é de vez em quando entrar a gritar pela escola ah! ah! ah! Parece um maluquinho.
Veste uma camisola vermelha, calças pretas, sapatos castanhos e de vez enquando é vaidoso.
A sua comida preferida são bifes panados e a sua sobremesa é musse de chocolate.
E o meu amigo é assim.




Gabriel