sexta-feira, 29 de maio de 2009

Visita de estudo à lota e ao mercado

Ontem, dia 28 de Maio, fomos à lota de Setúbal. Fomos a pé e a senhora que nos acompanhou durante a visita chamava-se Leonor.
Primeiro fingimos que eramos pescadores, "levámos" comida, uma rede, para pescar os peixes, muita água para bebermos, uma caixa de primeiros socorros e ainda enchemos o "barco" de gasóleo.
Na visita ficámos a saber que os donos dos restaurantes que tinham cartão de comerciante, sentavam-se numas cadeiras e com o comando que lhes davam compravam o peixe. Eles carregavam no botão do comando e aparecia toda a informação sobre o peixe no computador, o mais rápido ficava com ele.
Depois fomos ao mercado onde vimos todo o tipo de peixe. Ouve uma parte onde o senhor nos mostrou um lavagante vivo que estava atado com elásticos nas pinças; depois também vimos enguias, a senhora quando pegava numa ela saltava. Foi um dia maravilhoso e ficámos a saber mais coisas sobre peixes.

Texto escrito pelos alunos do 4º A




























quinta-feira, 28 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O encontro com a escritora Carla Maia de Almeida



No dia 5 de Maio, tivemos a visita na nossa escola da escritora Carla Maia de Almeida.
O encontro começou com uma apresentação, através do computador, de um pouco da história da vida da escritora, que nasceu em Matosinhos e vive em Lisboa.
Desta escritora, conhecemos o livro"Não quero usar óculos."
Tivémos, então, a oportunidade de falar com a escritora, sobre a história deste livro. Ficámos a saber que a personagem principal da história foi inspirada na sua própia pessoa.
Este encontro foi muito interessante porque conhecemos a autora e ficámos a saber um pouco da sua vida e do seu trabalho.

Trabalho colectivo dos alunos do 2º A

terça-feira, 5 de maio de 2009

O Oleiro veio à nossa escola

O oleiro veio à nossa escola.

Ele fez peças de barro.

Vai buscar o barro à terra.

Prepara o barro: tira os paus, as pedras, as raízes e amassa-o.

Nós tocámos no barro enquanto ele rodava na roda do oleiro.

Trabalho colectivo dos alunos do 1º A