terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

A partir deste ano comemora-se o ”Mês Internacional da Biblioteca Escolar" em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Outubro foi o mês escolhido.
As comemorações deste ano decorrerão sob o tema "Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar".


Durante o mês de Outubro, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas vão marcar este evento com um conjunto de actividades:

1. Conhecer a minha Biblioteca (ao longo do mês)

1º Ciclo

1º Ano – PowerPoint de apresentação da Biblioteca e entrega de um folheto destinado a alunos e Encarregados de Educação;

2º / 3º Anos – Motivação para a leitura domiciliária – sessões na Biblioteca a partir do livro “Um lobo culto” de Pascal Biet;

4º Ano – Bibliopaper – 27 de Outubro, a decorrer na Biblioteca da escola;

A Equipa da BE


BIBLIOP@PER

Uma das actividades propostas pela BE para celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, foi a organização de um "Bibliopaper".
Dá uma vista de olhos ao seu Regulamento.


Regulamento do Bibliop@per


1. Objectivos

• Promover a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos;
• Motivar os alunos para as obras e materiais existentes na BE;
• Dar a Conhecer os espaços da Biblioteca Escolar.

2. Actividade na Biblioteca

Com um tempo limite de 30 minutos, equipas de 4 alunos vão executar alguns desafios que se encontram num roteiro, que será entregue no início da prova.

3. Participantes

Podem participar no Bibliop@per todos os alunos do 4ºano da Escola Básica 1/JI do Viso.

4. Inscrições

Todos os alunos que pretendam participar devem fazer a sua inscrição em formulário próprio a ser disponibilizado pelo professor(a) da turma. Os alunos deverão formar equipas de 4 alunos.
As inscrições deverão ser entregues na Biblioteca até dia 23 de Outubro.

5. Calendarização

O Bibliop@per realizar-se-á no 1º Período do ano lectivo de 2008/2009, no dia 27 de Outubro, na Biblioteca da Escola Básica 1/JI do Viso.

5. Forma de Participação

No dia 24 de Outubro, será afixado, no placard junto da BE, um calendário com hora marcada para cada equipa, a qual se deve apresentar na biblioteca.

6. Vencedores

Os Vencedores serão as equipas que tiverem obtido o maior número de questões correctas. O tempo de resolução do questionário também será factor de ponderação na pontuação final.
As três melhores equipas terão um prémio e os seus nomes serão divulgados no blogue da Biblioteca.


A Equipa da Biblioteca



Aprendizes da BE

Queres ser aluno colaborador da BE?








Se estás interessado em ajudar nos intervalos, durante dois dias por semana, dirige-te à Biblioteca Escolar e preenche a Ficha de Candidatura!


Precisamos da tua ajuda!


A Equipa da BE

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A princesa e a ervilha


«Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto»



Era uma vez um príncipe que queria arranjar uma princesa com sangue azul. Percorreu muitos países e cidades. Um dia houve uma grande tempestade e uma princesa, toda encharcada, bateu-lhe à porta. O príncipe disse para ela entrar e a princesa entrou. A rainha foi preparar o quarto de hóspedes com vinte colchões, vinte edredões com penas de ganso e uma ervilha.
A princesa, no outro dia de manhã, queixou-se ao Rei, porque ficou com nódoas negras no corpo e o rei disse que isso não podia ser, porque os seus hóspedes nunca se tinham queixado. A rainha disse que tinha sido ela que pôs uma ervilha na cama para ver se ela era uma princesa ou não . O rei quando soube que ela era uma princesa e com sangue azul decidiu deixá-la ficar no seu palácio. O príncipe gostou muito da ideia.
Mais tarde pediu-a em casamento. A princesa aceitou e casaram .
A princesa teve um bebé que se chamou Carlos.

Escrito por Cátia Branco - 3º - C
















sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Eu sou...

o Tomás e tenho 8 anos.
Sou Português, nasci em Setúbal no dia 28 de Setembro de 2000.
Eu moro na rua Hermímia Silva em Setúbal.
Sou alto, de olhos e cabelos castanhos.
O nome da minha mãe é Beta e o do meu pai é Rui. Os meus melhores amigos são eles, mas além deles, existem outros dois chamados João e Fernando.
Já passei 2 anos nesta esola, onde tenho amigos de rir à gargalhada e também de morrer a rir.
A minha escola tem coisas muito giras.
Ando no 3º ano, estamos no 1º Período.
Eu frequento a Escola EB1/JI do Viso.
Vivo com os meus pais e o meu amigo maninho Miguelinho e, às vezes, a minha avó vai lá a casa com o meu tio para nos dar um beijinho de boa noite e ajudar a cozinhar e a limpar o pó da madeira.
Eu brinco com a minha tartaruga bébé.
Quando o Natal chegar vamos recordar o incêndio da televisão e recordar os tempos livres e saudáveis, mas não este episódio. Nos tempos livres ando de bicicleta.

Escrito por Tomás Oliveira - 3º ano - C

Chegou o Outono


O Outono começou no dia 22 de Setembro. Os dias no Outono começam a diminuir, o tempo começa a ficar morninho e começam a cair as primeiras chuvas.
Eu começo a vestir calças e blusas de mangas compridas, mas algumas vezes, quando está menos frio, visto calções e blusa de mangas curtas.
Comemos frutos secos: passas, amêndoas, nozes, etc...
É tambem a época das vindimas.
Regressamos à escola.
Este é um momento alto de diversão, porque conhecemos novos amigos e revemos outros que conhecemos há muito tempo.
Nesta época do ano costumo brincar e saltar por cima de folhas coloridas e também atirá-las ao ar para voarem empurradas pelos ventos de Outono.
As árvores vestem-se de folhas vermelhas,castanhas , douradas e cor-de-laranja e quando caem fomam lindos tapetes de várias cores.

Escrito por João Duarte - 3º ano - C