terça-feira, 20 de maio de 2008

terça-feira, 13 de maio de 2008

A visita do senhor oleiro










Ontem, dia 12 de Maio, recebemos na nossa escola a visita do senhor oleiro. Vimos como ele trabalha tão bem o barro. Faz uma massa moldável com o barro e água, depois separa as quantidades com o garrote e coloca-as na roda do oleiro. Com os pés faz movimentar a roda e com as suas habilidosas mãos faz surgir maravilhosos objectos. Com a ajuda duma cana ornamenta as peças.
Parecia um espectáculo de magia. Como por artes mágicas apareciam peças.
Ficámos agradecidos ao senhor oleiro por nos ter mostrado a sua arte e também por nos ter deixado pôr as mãos no barro. Como prova da nossa gratidão comprámos-lhe algumas das suas peças, umas já pintadas e outras por pintar.

Texto colectivo – 2º Ano C

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Fonte dos Segredos

Ontem dia 6 de Maio, fomos de autocarro à ludoteca «O Moinho»assistir à peça de teatro «A Fonte dos Segredos».
Quando chegámos uma das personagens da história, a Lilipipopota, recebeu-nos e levou-nos até ao local da peça, para nos sentarmos.
A história começou com a Lilipipopota a falar das diferenças que existem no mundo, onde nada é igual e em como é importante sabermos respeitar as diferenças.
Depois apareceu o Duende Verde a contar como tinha ido ali parar, revelando que a fonte que ali estava tinha um segredo, mas não disse qual.
Em seguida surgiu a Girafa Florinda que se achava linda e troçava de todos. Começou a gozar com o Duende Verde, e este, triste, começou a chorar e foi-se embora. A Lilipipopota também apareceu muito infeliz pois o elefante azul fazia troça dela.
Quando o elefante azul apareceu a Girafa Florinda também lhe mostrou os seus defeitos, mas ela também foi perdendo as suas manchas por gozar com os outros. Foi então que resolveu ir beber água à fonte e esta começou a falar com ela.
A fonte contou como era uma linda princesa e como uma estrela lhe tinha lançado um feitiço que só se quebrava se juntasse as quatro estrelas.
Então todos em conjunto encontraram as estrelas e numa delas havia um pente e uma mensagem. Com esse pente penteou-se a princesa e ela conseguiu sair da fonte.
A partir daí todos aprenderam que não devemos gozar uns com os outros.
Cada um é bonito à sua maneira.

Texto colectivo - 3º Ano - Turma B

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A Fonte dos Segredos


























Visita à Escola Lima de Freitas




















No dia 6 de Maio de 2008 a minha turma,4º ano A, da Escola Primária do Viso em Setúbal, foi visitar a sede do «Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.»
Fomos ver a « Feira das Ciências» organizada pelos professores e alunos daquela escola onde podíamos fazer várias experiências sobre acontecimentos, que antes não sabíamos explicar.
Lá,observámos a nossa própria saliva ao micróscopio e pudemos mexer em areia movediça.
Aí aprendemos que só muito levemente conseguíamos retirar a areia , e nunca de forma rápida ou brusca.
Outra experiência magnífica foi a de ver e mexer num coração verdadeiro de um animal morto.
Para nossa surpresa, também vimos um desfile de alunas que passaram roupa feita com materiais de embalagens recicladas.
Foi lindo!
Assistimos a tantas experiências, que todos nós decidimos no futuro, ser cientistas.


Joel Carvalho. 08/ 05 / o8